VERÃO E AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO (2)

VERÃO E AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

Como melhorar o uso do ar condicionado automotivo no verão

Ligar o AC do carro tornou-se uma ação tão comum hoje, você quase faz isso como um reflexo, assim como você fecha os olhos quando espirra. A maioria das pessoas nem sabe como funciona o AC e, como resultado, irá usá-lo incorretamente.

Sim, as montadoras tornaram a interface do usuário da CA muito fácil de usar; Tudo o que você precisa fazer é pressionar um botão e definir a temperatura, o resto sendo feito pelo sistema, mas existem alguns truques para usar o sistema de forma mais eficiente. Manutenção em ar condicionado automotivo em belo horizonte

Truques que podem ser óbvios o suficiente para se descobrir, ou escondidos que nem todas as montadoras vão compartilhar com você. Nós vamos contar-lhe alguns dos mais importantes aqui, mas primeiro vamos dar uma olhada em como o AC funciona.

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O sistema de ar condicionado em seu carro é um circuito fechado contendo um lado de baixa pressão e alta pressão:

No lado da alta pressão, o refrigerante (que é gasoso neste momento) é aspirado por um compressor accionado pelo motor. Sim, o barulho que você ouve por baixo do capuz quando você inicia o AC é o compressor que entra. O compressor força o gás no condensador, que é basicamente um radiador que esfria o refrigerante comprimido aquecido e o transforma em líquido a uma altura pressão.

Em seguida, no lado de baixa pressão, o refrigerante líquido de alta pressão é empurrado através de uma válvula de expansão e jogado no evaporador. Aqui é onde ocorre a magia: o refrigerante de baixa pressão tem uma temperatura de ebulição muito baixa e quando atinge o evaporador (que é um radiador dentro da cabine), ele se transformará imediatamente em gás, processo chamado vaporização. E, como você pode ter aprendido no ensino médio, a vaporização é um processo endotérmico, o que significa que está absorvendo calor.

Então, basicamente, o evaporador localizado em algum lugar atrás do seu painel, está resfriando o ar à sua volta. Um ventilador elétrico está sugando ar do lado de fora, empurra-o ao redor do evaporador e, em seguida, ele sopra no rosto através das aberturas de ventilação. Voila!

O ciclo é repetido uma e outra vez. Agora que você sabe como funciona, vejamos como você pode usar o AC corretamente.
Comece com o básico

O primeiro passo para diminuir o trabalho do AC é estacionar em um ponto sombreado. Nós sabemos que você não encontrará uma a cada vez, especialmente em lotes de estacionamento enormes, mas tenha em mente sempre tentar estacionar seu carro na sombra.

Também ajuda você a saber onde a sombra cairá em uma determinada hora perto de um prédio ou árvore quando você for trabalhar. Se o único lugar de estacionamento à esquerda estiver em plena luz solar na primeira parte do dia, há altas chances de que ele seja sombreado pela tarde. Localize-os e estacione seu carro lá.

Mesmo que seu carro aqueça durante o dia, a sombra reduzirá sua temperatura durante a tarde, de modo que não será um forno sobre rodas quando você sair do escritório.

Se você estacionar em uma área aberta, você pode usar tons de pára-brisa para cobrir as janelas do seu carro. Isso reduzirá o efeito estufa no interior.
A maneira clássica

Se todos os itens acima falharam e o interior do seu carro se assemelhe com a região mais profunda do inferno, é muito melhor se tentar e ventilar a cabine primeiro antes de ligar o AC.

Então, basicamente, você tem que abrir todas as janelas e dirigir um pouco. Uma manobra efetiva é dirigir em torno de 10-15 km / h (6-9 mph) e ter voltas de 90 graus, uma vez que a inércia empurrará o ar quente por um lado do carro e sugirá o “fresco” do lado de fora. Isso também funciona quando você quer se livrar de um peido antes de pegar sua namorada.
Inicie o AC em Low

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Você não está muito feliz quando alguém o acordou abruptamente no meio da noite, certo? Nem o AC quer dar 100% quando você liga. Caso você tenha um sistema automático de ar condicionado, ele iniciará automaticamente no modo Baixo e aumentará gradualmente sua velocidade.

Então tente imitar isso usando os controles de Temperatura e Ventilador.
Sempre use o modo de recirculação

Como você quer o seu interior? “Legal!” Bem, não deixe o ar quente fora entrar.

Uma vez que a CA está soprando ar frio no seu rosto, ative o Modo de recirculação. Isso significa que o sistema AC não sugará o ar de fora e ele usará aquele na cabine.

Uma vez que o ar da cabine está começando a ficar mais frio, o sistema funcionará menos para esfriar ainda mais que um em vez de esfriar continuamente o que foi sugado de fora.
Ordem que eu disse!

Quando você chegou ao seu destino, não desligue o motor, pois criará um pouco de choque na unidade de CA.

Primeiro, desligue a corrente alternada enquanto o motor estiver funcionando. Você pode começar a fazer isso mesmo antes de chegar ao seu destino. O interior do carro deve ser muito legal agora para que você não quebre um suor.

Depois de desligar o AC, mantenha o ventilador funcionando a velocidade média a alta. Por quê? Você conhece aquela poça de água formando abaixo do carro depois de usar o AC? Bem, isso vem do evaporador. A unidade está quase gelada quando o ar quente passa perto dela, de modo que ocorre condensação nas barbatanas, formando gotas de água.

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O ventilador que trabalha enquanto o AC está parado irá secar o evaporador e seus arredores. Isso significa musgo e outro úmido-escuro-p

As bactérias de laços não prosperarão lá e você será poupado de cheiros sujos e possíveis doenças do sistema respiratório. Manutenção Não se esqueça de seguir o horário de manutenção periódica do seu carro, quando o filtro de ar da cabine deve ser substituído. Pelo menos uma vez por ano, seu serviço deve pulverizar algumas substâncias anti-bacterianas nos dutos e aberturas da sua AC. Além disso, em algum momento, o refrigerante no sistema precisará ser substituído. Faça isso em uma concessionária certificada que usa apenas substituições originais para o seu veículo. Assista! Você deve saber que a CA irá alterar seu consumo de combustível. Esse compressor precisa ser alimentado de alguma forma, e o motor é responsável por isso. Outra coisa que você deve saber é não exagerar com a variação de temperatura. Se é muito quente lá fora, não passe sua cabine em um iglu. O corpo humano não foi feito para tais mudanças de temperatura e você pode simplesmente desmaiar ao sair novamente do sol.

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